Final do Panelas 2021

SAFRA 04 x VULCANITERS

4/12, sábado

Igual, mas diferente
Mais um ano, mais uma final. Aparentemente nada mudou no ambiente Safrano. Partindo para sua quinta decisão seguida, o atual campeão Safra 04 carimbou seu passaporte à final depois de derrotar o embalado Azurra nas semifinais por 3×2. No entanto, o Safra ainda parece sentir o efeito do hiato de quase 2 anos sobre seu futebol, e encerrou a fase de grupos na terceira colocação sem muitas atuações memoráveis. O time começou o campeonato muito bem, convencendo a todos na vitória por 9×2 sobre o Capote. Logo depois, empatou com o Azurra em um jogo extremamente disputado por 3×3. Na quarta rodada, na suposta “final antecipada” – hoje confirmada – contra o Vulcaniters, o Safra não só amargou uma derrota magra por 1×0, mas também sofreu a lesão do seu principal goleador, Zit Ballarati, que arrebentou o joelho durante o primeiro tempo e ficará fora dos gramados até meados de 2022. No restante da primeira fase, o atual campeão enfileirou vitórias contra Marombas, Pekhos e Ruca, demonstrando um futebol um pouco mais consistente a cada partida. Dos seis jogos disputados, obteve quatro vitórias, uma derrota e um empate, totalizando 13 pontos na tabela. Para a grande final, o time apostará muito na experiência dos atletas e na tradição do time no campeonato, que há cinco anos não vê uma final sem Safra.

Em busca da chave de ouro
Com um ataque rápido, móvel e letal, o Vulcaniters garante vaga na final pela primeira vez em sua história. Após realizar uma primeira fase perfeita, nem o atual vice-campeão Pekhos foi capaz de segurar o ataque dos “vulcãozinhos” – como são conhecidos – na semifinal sendo eliminados por 5×4. O trio mágico de ataque, composto por Pio, Binha e pelo artilheiro Tomu, mostrou-se completamente impiedoso ao longo do campeonato, aplicando repetidas goleadas nos seus adversários. O único adversário a lhes impor alguma dificuldade foi justamente o Safra 04, que fez um jogo parelho de muitas chances desperdiçadas de ambos os lados, mas que acabou 1 x 0 para o Vul- caniters, com o gol solitário anotado por Tomu logo no primeiro tempo. O time somou todos os 18 pontos possíveis, e ainda marcou impressionantes 49 gols, atingindo a mesma marca do rival e finalista Safra 04 em 2017. Além de terem o melhor ataque, contam com a defesa menos vazada da competição, graças ao xerife Gabriel Alves e ao paredão Lô Ballarati. Para a tão esperada decisão, a molecada aposta no que fizeram ao longo de todos os jogos, uma transição rápida e entrosada, com um poderio ofensivo afiado nos arremates. Ao que tudo indica e todos comentam nas arquibancadas do clube, o Vulcaniters vem como o grande favorito ao título da competição.