Mundo Literário da Lu

Publicado em: 24/8/2021

A associada Luiza Teixeira Pinto da Costa criou uma forma de contribuir com dicas de leitura para jovens de 13 a 20 anos. Em sua paixão pela leitura, ela traz percepções pessoais sobre as obras que leu e se identificou. Veja só esta dica do “Mundo Literário da Lu”!

O livro “Os Bons Segredos”, de Sarah Dessen, tem de tudo da forma mais sutil possível. A narrativa acompanha o dia a dia de Sydney depois que seu irmão Peyton é preso. Seus pais, principalmente sua mãe, ficam quase obcecados com a necessidade de lutar pela liberdade do irmão mais velho; e como consequência, acabam deixando Sidney se sentindo sozinha e deixada de lado, praticamente invisível.

Agora, em uma nova escola, Sidney entra em contato com pessoas novas, que não sabem da complicada história envolvendo seu irmão, ou pelo menos não sabem que se trata de seu irmão. E ela volta a se sentir uma parte viva da sociedade.

A narrativa é simples e extremamente bem estruturada, as cenas e personagens são vívidos e reais, parecem pessoas que encontramos andando pela rua. O livro aborda temas importantes da adolescência, como o sentimento de solidão, relacionamentos tóxicos, assédio e bullying; tudo isso de forma leve e divertida.

É definitivamente um livro delicioso de se ler em um fim de semana tranquilo, com uma xícara de chá do lado. Ao acompanhar a luta interna de Sydney em relação ao que sente em relação ao irmão, e lutando para mostrar ao pais que ela e Peyton são pessoas diferentes e que ela merece o beneficio da dúvida.

Resumidamente, “Os Bons Segredos” conta a história de alguém que carrega uma culpa que não lhe pertence, e mostra o caminho que Sidney percorre para se desprender dessa culpa e voltar a entender o seu lugar como pessoa no mundo em que habita. É uma história revigorante e inspiradora. A escrita é simples de acompanhar e cria imagens totalmente coloridas e vivas. A leitura se dá de forma leve, tratando assuntos mais sérios com cuidado e de maneira direta.

Uma leitura perfeita para um fim de semana tranquilo.

Luiza Teixeira Pinto da Costa

Nota: 5 estrelas –